Saúde Mental entre Jovens

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Julia Miranda de Morais Coutinho 1 ; Luan Alecxander Krzyzaniak 2 ; Marcos Roberto Basso Schmidt 3 ; Rebeca François Wahlbrinck 4 ; William Nunes 5
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 24), e-mail: julia.coutinho8@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 23), e-mail: luankrzyzaniak@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 31), e-mail: marcosbasso.16@gmail.com 4Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 24), e-mail: rebecaffrancois@gmail.com 5NUNES, William, e-mail: william.nunes@iffarroupilha.edu.br

Atualmente, vemos aumentar a discussão sobre a saúde mental de crianças e jovens, tendo em vista a preocupação, principalmente de pais e familiares, com a grande incidência de transtornos como ansiedade, depressão e outras diferentes fobias entre jovens. De toda forma, esse é um tema que ainda carece ser mais debatido e visibilizado em nossa sociedade, assim como tratado com maior compromisso por instituições como a família e a escola. Pensando nisso, consideramos que este trabalho seria interessante, de modo a estimular o debate e a visibilidade desta questão em nosso ambiente escolar. De tal forma, com esta pesquisa procuramos informar alunos, pais e docentes sobre algumas taxas relacionadas à saúde mental de jovens em nosso país. A pesquisa baseou-se principalmente em dados divulgados por sites jornalísticos, instituições de pesquisa e artigos acadêmico-científicos. Dentre os dados analisados, chama a atenção que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros possuem ansiedade, sendo que a depressão atinge 5,8% da população total e chega a 10% entre os adolescentes (G1, 2017). No que diz respeito aos estudos, segundo levantamento do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), 81% dos jovens brasileiros afirmam se sentir ansiosos antes de provas, enquanto 56% reclamam de estresse durante os estudos (MORAES, 2017). Podemos notar que o Brasil possui altos índices relacionados à depressão entre jovens e que o estresse, um fator desencadeante da depressão, é potencializado em situações de estudo. Isso não quer dizer que o estudo é um problema, é claro, mas sim que devemos ter atenção à alta pressão quanto ao rendimento estudantil, assim como às formas de cobrança sobre os jovens. Temos que considerar que as doenças mentais são fruto de um somatório de fatores, mas é importante que, no ambiente escolar, estejamos atentos para detectar fatores de risco.

Referências bibliograficas:

CAMARGO, Wanda. Depressão no ambiente escolar. 31 out. 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.

G1. Depressão cresce no mundo, segundo OMS; Brasil tem maior prevalência da América Latina. 23 fev. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.

JATOBA, Joana D’Arc Vila Nova e BASTOS, Othon. Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2007, v. 56, n. 3, p.171-179. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.

MORAES, Ana Luísa. Índices de ansiedade estão altíssimos em escolas brasileiras. 5 set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.

NEPOMUCENO, Thiago. A depressão está crescendo entre os adolescentes. 2 dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2018.

Palavras chaves: saúde mental; jovens; ambiente escolar; ansiedade; estresse; depressão

Obs.: Este resumo contém 300 palavras