Desvendando Ciência Através das Rochas da Região Sul

E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)

Ingridi Bertolotti Cadoná 1 ; Marcos Thulio dos Santos Moraes 2 ; Mariana Liberalesso Volpatto 3 ; Murilo Vitório Basso 4 ; Arminda Almeida da Rosa 5 ; Jucelaine Elisa Liberalesso Volpatto 6
1Aluna do 6ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 2Aluno do 6ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 3Aluna do 6ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 4Aluno do 6ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 5Professora Orientadora, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 6Professora Co-orientadora, e-mail: ararminda@yahoo.com.br

As rochas são consideradas um agregado sólido que ocorre naturalmente sendo formado pela constituição de um ou mais tipos de minerais. As Ametistas são importantes na verificação da transformação da superfície da Terra ao longo do tempo, uma vez que seus cristais, formados de rochas ígneas, geralmente basaltos indicam locais de atividade vulcânica, há aproximadamente 120-130 milhões de anos atrás. Acredita-se que um derrame ocorreu em uma área de aproximadamente 2.000.000 km² identificada principalmente no Sul do continente Americano. Anos depois a lava começou esfriar, bolhas de gases ficaram retidas diante do resfriamento e solidificação da camada superficial, estas bolhas deram origem aos geodos a temperaturas de próximas a 1.000°C (HARTMANN, 2018). O objetivo deste trabalho consiste no reconhecimento e identificação das rochas, especialmente a ametista, seus componentes minerais entendendo o histórico de formação geológica da região Sul do Brasil. O estudo desenvolvido nas aulas de ciências vem ao encontro da necessidade de conhecimento da formação geológica da região Sul do Brasil e instigar os estudantes para a pesquisa. O trabalho se desenvolveu ao longo das aulas de ciências, sendo feito uso de amostras de rochas em laboratório, posterior elaborado uma caracterização de exemplares de rochas pelos estudantes. Uma visita de estudo em Ametista do Sul/RS foi organizada possibilitando o conhecimento da maior jazida de Ametista do mundo (JUCHEM, 1999). A pesquisa possibilitou o aprofundamento do estudo sobre as rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas. A relevância do estudo realizado, e que ainda se encontra em fase de desenvolvimento com a visita de estudo a ser realizada no mês de setembro na cidade de Ametista do Sul, despertou o interesse e maior curiosidade, além de aprofundamento teórico e motivação para o estudo das ciências em 100 % dos estudantes que participaram do estudo.

Referências bibliograficas:

Hartmann, L. A. Geologia da riqueza do Rio Grande do Sul em Geodos de Ametista e Ágata. Instituto de Geociencia/UFRGS. Disponível em:< https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/107313/000919102.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 10 de agosto de 2018.

Juchem, Pedro Luiz. Mineralogia, Geologia e Genese dos depósitos de Ametista da Região do Alto Uruguai, Rio Grande do Sul. São Paulo, 1999. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo – Instituto de Geociências.

Palavras chaves: Ametista. Geologia. Rochas. Ametista do Sul.

Obs.: Este resumo contém 295 palavras