E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)
A doença celíaca (DC) auto-imune, ocorre em indivíduos com predisposição genética, causada pela permanente sensibilidade ao glúten, uma proteína presente nos cereais trigo, centeio, cevada e aveia. Sabe-se que relação de pacientes com DC diagnosticada e não diagnosticada pode ser de 1:77. A doença pode ser diagnosticada em qualquer idade (SILVA e FURLANETTO, 2010). O tratamento para a DC consiste na prática de uma dieta isenta de glúten (DIG) que se deve manter para toda a vida. A eliminação do glúten da alimentação vai resultar na regressão das lesões intestinais e na recuperação do organismo. A falta de informação sobre a doença e dificuldade de acesso aos meios diagnósticos reduzem as possibilidades de tratamento adequado e consequente melhora clínica (MORAES, et al, 2010). A relevância no estudo desse tema torna-se relevante, e especialmente em ambiente escolar, pois quanto antes ocorrer o conhecimento sobre a doença celíaca, mais facilitada será a sua identificação e a busca de recursos pelo paciente. O objetivo desse estudo, foi realizar um levantamento acerca do conhecimento que o público do meio escolar, possui da doença celíaca, além do desenvolvimento de um produto (bolo) e sua análise sensorial. O estudo revelou que a maioria dos participantes da pesquisa desconhecem sobre glúten e a doença. Já a pesquisa de aceitação sensorial mostrou bons resultados (ultrapassando 60 % de aceitação), no que diz respeito ao produto (bolo) elaborado isento de glúten, quanto aos atributos: sabor, aparência, aroma, consistência e impressão global. A possibilidade de realizar a pesquisa no ambiente escolar promoveu o conhecimento sobre a doença celíaca instigando especialmente jovens com interesse no tema, além de considerar que há formas de produzir alimentos isento de glúten, e este ser agradável aos órgãos dos sentidos, sendo uma alternativa aos portadores da doença fazendo uso de receitas alternativas, de fácil acesso.
Referências bibliograficas:
Silva, Tatiana Sudbrack da Gama; Furlanetto, Tania Weber. Diagnóstico de doença celíaca em adultos. Rev Assoc Med Bras 2010; 56(1): 122-6.
Moraes, Almir Correa et al. Guia orientador para celíacos – Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil ; São Paulo: Escola Nacional de Defesa do Consumidor, Ministério da Justiça, 2010.