Compostagem de Resíduos Domésticos: Viável e Necessária

E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)

Ana Clara Dal Piva 1 ; Ana Júlia de Freitas 2 ; Davi Volpatto Sponchiado 3 ; Felipe Cauduro Barros 4 ; Arminda Almeida da Rosa 5 ; Cleusa Vicente Vargas 6
1Aluna do 6ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 2Aluna do 6ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 3Aluno do 6ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 4Aluno do 6ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 5Professora Orientadora, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 6Professora Co-orientadora, e-mail: ararminda@yahoo.com.br

Os resíduos orgânicos representam cerca de 50% dos resíduos urbanos gerados no Brasil, e podem ser reciclados por meio de processos como a compostagem sem a necessidade de grandes exigências tecnológicas ou de equipamentos para que o processo possa ser realizado com segurança (BRASILIA, 2017). Reciclar os resíduos orgânicos e reestabelecer seu papel natural de fertilizar os solos é um dos principais desafios ambientais enfrentados atualmente. A importância desse estudo vem da necessidade do conhecimento da população sobre a compostagem doméstica, reduzindo a quantidade de resíduos destinados à empresa coletora de resíduo urbano. O objetivo desse estudo foi o conhecimento do processo de compostagem de resíduo orgânico doméstico com análise dos nutrientes do composto orgânico com disseminação da prática pelos estudantes. Para o desenvolvimento desse trabalho, realizou-se o acompanhamento de compostagem domésticas em residências no município de Taquaruçu do Sul, além do ambiente escolar. O material descartado da cozinha doméstica (restos de alimentos, cascas de frutas, papel guardanapo, etc) junta-se a folhas secas recolhidas no jardim e pomar. O vermicomposto produzido é utilizado na produção de hortaliças, chás e temperos, para consumo próprio. Uma amostra do verrmicomposto, foi levada ao laboratório de análise de solos localizado no Campus II, da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, para verificação de sua composição físico-quimica. A amostra do vermicomposto mostrou-se adequada, com pH 7,2 (IN MIN 6), mostrando estar maturada; Carbono orgânico: 14,63, (IN min 10); também apresentou teores de P, K, e Mg. Os resultados possibilitaram conhecimento e interesse por parte dos envolvidos na realização da prática, o que pode possibilitar uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico. Posteriormente pretende-se levar ao conhecimento da população de Taquaruçu do Sul os resultados e os benefícios de realizar a vermicompostagem doméstica tanto econômica como ambientalmente viáveis.

Referências bibliograficas:

Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos. Manual de Orientação. Ministério do Meio Ambiente Cepagro Sesc/SC. Brasilia/DF, 2017.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO - MAPA. Instrução Normativa SDA no 25, de 23 de julho de 2009. Anexos I e III. Disponível em: < http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/fertilizantes/legislacao/in-25-de-23-7-2009-fertilizantes-organicos.pdf/view>. Acesso em: 22 de agosto de 2018.

Palavras chaves: Compostagem doméstica. Vermicomposto. Análise físico-quimica.

Obs.: Este resumo contém 302 palavras