Aulas de Ciências mais Atrativas com Isaac Newton

E. E. E. B. José Zanatta (Taquaruçu do Sul)

Arthur Bertolotti Origara 1 ; Artur Sponchiado 2 ; Izabella Paterno Argenta 3 ; Vitoria Augustus Fernandes Barboza 4 ; Arminda Almeida da Rosa 5
1Aluno do 9ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 2Aluno do 9ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 3Aluna do 9ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 4Aluna do 9ª ano, e-mail: ararminda@yahoo.com.br 5Professora Orientadora , e-mail: ararminda@yahoo.com.br

Os estudos em ótica de Isaac Newton são geralmente celebrados como grandes conquistas da história da ciência. Sua teoria sobre luz e cores, seus experimentos com prismas e sua concepção corpuscular para a luz influenciaram uma geração de filósofos naturais no século XVIII, contribuindo para consolidar uma imagem idealizada de seu legado. Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse por parte dos historiadores da ciência pelas obras de Newton. Considerado o mais brilhante cientista da história, Newton contribuiu grandemente com seus inventos e análise dos fenômenos da natureza, que resultaram em construções de artefatos tecnológicos que servem de forma crucial para a humanidade na atualidade, além de explicações de fenômenos intrigantes da natureza (MOURA, 2014). A importância em aprofundar a trajetória de Isaac Newton bem como a reprodução de seus inventos vem despertar o interesse pelo conhecimento tecnológico e cientifico, especialmente de estudantes da educação básica. O objetivo deste estudo foi a reprodução de experimentos de Newton enfatizando as 3 leis de Newton incluindo aspectos ópticos. O estudo contemplou a elaboração do Disco de Newton, a compreensão das cores que formam a luz através da utilização do Prisma, além de experimentos sobre os Fenômenos Ondulatórios. A análise dos experimentos demonstrou facilidade na compreensão dos conceitos de Newton em 100% dos estudantes analisados. Uma pesquisa realizada com 58 estudantes de ensino médio (que já haviam estudado física), que tratava de questões voltadas a compreensão das leis de newton além de questões envolvendo gravitação e luz apresentou entre 15% e no máximo 60 % de acertos das questões. Este fato evidencia a necessidade de fazer uso de reprodução dos experimentos para possibilitar a compreensão dos conceitos fundamentais em ciência em sala de aula. A realização do trabalho proporcionou aos estudantes aprofundamento teórico, consistindo na alfabetização científica (CHASSOT, 2003).

Referências bibliograficas:

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 89 – 100, 2003.

Moura, Breno Arsioli. Isaac Newton e a dupla refração da luz. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 36, n. 4, 4602 (2014)

Palavras chaves: Isaac Newton. Disco de Newton. Fenômenos Ópticos. Luz.

Obs.: Este resumo contém 299 palavras