Energia Eólica: Que os Ventos Soprem a Favor!

E. E. E. M Lucila Nogueira (Boa Vista das Missões)

Alexsandro Lorenz 1 ; Gentil Ribeiro Santos 2 ; Raiane Gonçalves de Abreu 3 ; Raquel Feller da Silva 4 ; Alberto Moi 5
1Estudante, e-mail: alexandro123@gmail.com 2Estudante, e-mail: juniorliryo96@gmail.com 3Estudante, e-mail: raianemorais80531533@gmail.com 4Estudante, e-mail: raquelfeller15@gmail.com 5Professor, e-mail: betomoiii@gmail.com

Não há como falar em sustentabilidade sem falar em energia renovável, seja ela hídrica, solar, eólica, etc. Energias renováveis são aquelas obtidas de fontes que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção adequada do homem. O desenvolvimento sustentável visa a preservação do planeta e o atendimento das necessidades humanas. Isso quer dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras. Levando em consideração esta preocupação com o meio ambiente e com as gerações futuras elaborou-se este projeto que tem por objetivo levar informações ao público em geral sobre a energia eólica. Tais informações foram coletadas em sites confiáveis, gráficos, notícias e reportagens. Este tipo de energia renovável advém da força do vento captado por aerogeradores. Suas vantagens são: não é poluente; diminui a emissão de gases de efeito estufa; é abundante na natureza e produz energias a preços relativamente competitivos. É uma energia que tem poucas e leves desvantagens, característica das energias renováveis, como por exemplo, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária; impacto sonoro. Os resultados esperados são relacionados à conscientização de que a sociedade deve fazer algo pelo meio ambiente, seja com atitudes singelas, campanhas, fiscalização ou informação, este último é o que se busca com este trabalho. A eficiência da sustentabilidade está na sua possibilidade de aplicação a qualquer projeto ou empreendimento humano, independente do tamanho e da abrangência dele.

Referências bibliograficas:

PORTAL ENERGIA. Fontes de energia renováveis e não renováveis. Disponível em: https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/. Acesso em: 20 ago. 2018.

Palavras chaves: Energia eólica; Sustentabilidade; Informação; Conscientização.

Obs.: Este resumo contém 240 palavras