IFFar - Campus Frederico Westphalen
A infiltração de água no solo é a ação realizada pela água vinda de chuva ou irrigação, pelo qual a mesma penetra no perfil do solo. No início do processo, a infiltração tem seu valor elevado, conforme os vazios do solo ficarão preenchidos, diminuindo com o tempo, até se tornar constante no momento em que o solo fica saturado. Alguns fatores que influenciam neste processo são: porosidade, umidade, atividade biológica, cobertura vegetal, rugosidade superficial e declividade do terreno, dentre outras.
É um processo de extrema importância para a atividade agrícola, pois, muitas vezes, determina o balanço hídrico na zona radicular e o escoamento superficial, responsável pelo fenômeno da erosão durante precipitações pluviais. Desta forma, conhecer o processo e suas relações com as propriedades do solo é de fundamental importância para o eficiente manejo do solo e da água nos cultivos agrícolas.
A finalidade básica da irrigação é proporcionar água às culturas de maneira a atender às exigências hídricas durante todo seu ciclo, possibilitando altas produtividades e produtos de boa qualidade. Sendo que a quantidade de água necessária às culturas é em função da espécie cultivada, da produtividade desejada, do local de cultivo, do estádio de desenvolvimento da cultura, do tipo de solo e da época de plantio.
Conhecendo o processo de infiltração, é possível reduzir, praticamente eliminar, danos causados em lavouras por processos de erosão hídrica, planejando sempre as atividades agrícolas, permitir uma agricultura econômica, sustentável e estratégica.
Referências bibliograficas:
PIRES, R. C. M. et al. Agricultura Irrigada. Disponível em:http://www.apta.sp.gov.br/Publicacoes /T&IA/ T&IAv1n1/Revista_Apta_Artigo_Agricultura.pdf/> Acesso em: 12 de agosto de 2018.
SALASSIER, Bernardo. Impacto Ambiental da Irrigação no Brasil. Disponível em: Acesso em: 12 de agosto de 2018.