Automação Suinocultura Familiar

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Claudiomir Ruviaro Junior 1 ; Guilherme Luís Ulbriki 2 ; Kaynan Felipe Mahl 3 ; Tamiris Fontana Machado 4 ; Cristiane Bianchi Loureiro 5
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 21), e-mail: Junior_ruviaro@hotmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 24), e-mail: guiulbriki@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 23), e-mail: Kaynan.mahl@hotmail.com 4Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 23), e-mail: Tamirisfontana@outlook.com 5Loureiro, C.B., e-mail: cristiane.reis@iffarroupilha.edu.br

Na região norte do estado do Rio Grande do Sul, predomina a suinocultura de pequena e média propriedade, que, na grande maioria das vezes contam com a mão de obra familiar para se manter.

Essa mão de obra , que deve ser supervisionada sempre por um técnico da área , precisa ser diária e continua para atender tal demanda.

Muitas dessas propriedades tem como proprietários pessoas de mais idade que usufruíram de parte de seu orçamento para criar e educar seus filhos, que cada vez mais, tendem a abandonar o campo e seguir carreira na cidade, deixando seus pais sós na “lida”.

Procurando atender os problemas que acometem essas propriedades, como por exemplo a falta de mão de obra, e para melhorar sua produção e rentabilidade, apresentamos um método pratico de automação e utilização de energia renovável em sua granja, expondo o valor de implementação, serviços oferecidos e retorno de investimento.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: suinos-máquinas-otimização-eficiência

Obs.: Este resumo contém 148 palavras