IFFar - Campus Frederico Westphalen
O nosso trabalho consiste em um Motor Stirling, ele é um motor tipo cinético que envolve termodinâmica, demonstrando como converter a energia térmica em movimento usando um pistão conectado mecanicamente. O motor de Stirling foi inventado em 1816 por Robert Stirling com o auxílio de seu irmão. Eles buscavam substituir os motores a vapor, que causaram diversos acidentes entre os seus funcionários. Com este projeto procuramos trazer um incentivo a construção de trabalhos que envolvam a matéria de física, mais especificamente a área voltada para engenharia mecânica. Mas, um motor Stirling desenvolvido com um objetivo real e as ferramentas necessárias fica entre uma das máquinas térmicas mais eficientes podendo alcançar 45% de eficiência, onde um motor automotivo chega em média 23%. Nosso motor possui uma configuração básica em duas partes, uma quente e uma fria. Utilizamos uma vela (mas pode ser qualquer fonte de calor que funcionará) para esquentar embaixo e uma água gelada fica responsável por resfriar o ar. Essas duas temperaturas unidas, trazem o movimento ao motor que é empurrado e puxado ao mesmo tempo. A partir desse calor o ciclo de Stirling é capaz de produzir trabalho, que pode ser aproveitado para a geração de energia e também funcionar como uma geladeira.
Referências bibliograficas: