O Pêndulo de Newton

E. M. E. F. Profª. Drª Ada Maria Hemielewski (Seberi)

Scheila Ribeiro de Almeida 1 ; Vanessa Ribeiro do Amaral 2 ; Clarisse de Fátima Guerra Liberalesso 3
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Em física no campo da mecânica o estudo dos movimentos dos corpos teve início com Aristóteles, que afirmava que corpos mais pesados caíam mais rapidamente que os mais leves no mesmo meio, já Galileu Galilei supunha que a diferença das suas velocidades de queda se devesse à diferença de densidade entre os corpos, (LEITE). Nesse contexto o laboratório da escola torna-se um espaço de comprovar essa experiência coma construção do Pêndulo de Newton, a fim de compreender melhor os conceitos de Conservação de Energia, Conservação do Momento Linear e Ação e reação. Esse instrumento é construído a partir de uma série de, no mínimo, cinco pêndulos, que são colocados adjacentes uns aos outros. Cada um dos pêndulos deve ser preso a uma armação, de metal ou madeira, por meio de duas cordas de comprimentos e massas iguais. Quando se levanta uma bolinha de sua extremidade, ela adquire energia potencial e, ao ser solta, choca-se com as outras e transfere energia e quantidade de movimento para o sistema, de forma que a bolinha da extremidade oposta levante-se também. O movimento repete-se por várias vezes até parar em razão das perdas de energia que ocorrem no sistema. Com essa prática os estudantes evidenciaram conceitos de Física e consolidaram os conhecimentos da área da mecânica, também desenvolveram a pesquisa e a construção de um pêndulo de Newton.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Mecânica. Física. Pêndulo. Pesquisa . Consolidação de conceitos

Obs.: Este resumo contém 224 palavras