Projeto de Extensão - Exposição Didática de Solos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Ciana Carine Raffaelli 1 ; Jovana Ceretta 2 ; Larrisa Lamperti Tonello 3 ; Lisandra Pinto Della Flora 4
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 31), e-mail: cianaraffaelli@hotmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 21), e-mail: jovanakceretta@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 31), e-mail: larrisatonello@gmail.com 4Professora do IFFar , e-mail: lisandra.dellaflora@iffarroupilha.edu.br

O solo é a camada superficial da crosta terrestre. Pode ser definido também como um complexo composto de materiais minerais e orgânicos, e em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo. Sabe-se que o solo, juntamente com o ar, água e energia solar, é um dos responsáveis pela existência da vida em nosso planeta Apesar de sua importância para as populações urbanas e rurais e ao meio ambiente, onde muitas vezes este conteúdo é apresentado em sala de aula de forma pouco interessante e muito teórica. O projeto de extensão “Exposição Didática de Solos – Ano 2” pretende manter um espaço de popularização científica que possa receber alunos e professores de diferentes níveis educacionais, formais ou não formais, validar e demonstrar experiências didáticas sobre solos. O projeto está em seu segundo ano de atividade e está organizado em um laboratório anexo ao prédio central do IF Farroupilha Campus Frederico Westphalen. Foram montadas maquetes e banners para facilitar a demonstração dos mais diversos assuntos relacionados ao assunto solo. O visitante da exposição pode associar a distribuição de solos com o material de origem, relevo e clima, estabelecendo relações de causa e efeito, considerando os fatores e processos de formação dos solos de forma prática, atrativa e de fácil compreensão.

Referências bibliograficas:

LIMA, M. R.; SILVA, E, A.; VEZZANI, F. M. Exposição didática de solos – dicas para manutenção e uso na popularização científica. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/index_arquivos/experimentoteca.htm. Acesso em 27/08/2018.

LIMA, V. C.; LIMA, M. R.; MELO, V. F. O solo no meio ambiente - abordagem para professores do ensino fundamental e médio. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/livro.pdf. Acesso em 27/08/2018.

Palavras chaves: Solo; meio ambiente; exposição; visita.

Obs.: Este resumo contém 213 palavras