Eletrólise da Água

E. E. E. F. Santo Inácio (Frederico Westphalen)

Altêmio Áureo da Silva Junior 1 ; Giliardi Lucas Dalcin 2 ; Henrique da Silva 3 ; Dilceu de Souza 4
1Aluno, e-mail: fabidesouza83@gmail.com 2Aluno, e-mail: elisandralucas6@gmail.com 3Aluno, e-mail: henrique270904@gmail.com 4Professor de Ciências, e-mail: dilceu.souza@bol.com.br

Eletrólise estuda os fenômenos que acontecem em uma célula eletrolítica ou seja o efeito da eletricidade sobre as reações químicas. A eletrólise é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da eletricidade. De maneira sumária procede-se primeiro a decomposição (ionização ou dissociação) do composto em íons e, posteriormente com a passagem de uma corrente contínua através destes íons são obtidos os elementos químicos. (COSTA, 2011). A eletrólise possui muitas aplicações na indústria química, na produção de metais, como sódio, magnésio, potássio, alumínio, etc. Também na produção de não metais, como o cloro, o flúor e ainda substâncias como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), e a deposição de finas películas de metais sobre peças metálicas ou plásticas. A eletrólise da água é um processo muito importante, tendo em vista que o hidrogênio é um gás que pode ser usado como combustível. Visto que os combustíveis derivados do petróleo não são renováveis, o gás hidrogênio pode tornar-se uma alternativa importante. Esse estudo objetivou-se provocar a quebra da molécula da água (H₂O) em hidrogênio e oxigênio, com uma reação não espontânea provocada pelo fornecimento de energia elétrica, proveniente de um gerador (pilhas) ou outra fonte de energia. Para essa experiência foi construído um próprio gerador de hidrogênio, utilizou-se água com bicarbonato (para conduzir melhor a eletricidade) e nas barras colocou-se dois fios da fonte e ligado na energia, para em sequência começar a liberação do Hidrogênio e o Oxigênio na sua forma gasosa. O resultado esperado é a realização de uma reação química quebrando a molécula da água e demonstrar a capacidade de combustão do hidrogênio, podendo ser utilizado como fonte de energia.

Referências bibliograficas:

COSTA. M. R. Avaliação do processo eletrolítico em corrente alternada no tratamento de água de produção. Revista Química Nova, v. 34, n. 1, São Paulo, 2011.

Palavras chaves: Eletrólise; Água; Reação Química; Combustão.

Obs.: Este resumo contém 285 palavras