Também é Assédio Quando...

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Hellen Polita Balestrin 1 ; Malu Garbin 2 ; Rhyana Campos 3 ; Mariane Martins Rapôso 4
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 32), e-mail: hellenbalestrin593@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 34), e-mail: malugarbin2013@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 34), e-mail: rhycampo@hotmail.com 4 e-mail: mariane.raposo@iffarroupilha.edu.br

O tema deste trabalho é o assédio em seus diferentes formatos. O assédio pode ser dividido em duas vertentes, o assédio sexual e o assédio moral. O assédio sexual pode ser descrito como a insistência de determinada pessoa em se insinuar sexualmente para outra, provocando desconforto na mesma. O assédio moral é um tipo de violência contra a dignidade da pessoa, que é frequentemente humilhada. Essa problemática é recorrente em diferentes esferas da sociedade. Diariamente podem ser observadas várias situações em que o assédio está presente: no trabalho, na escola, em mídias sociais e até mesmo em casa. Mesmo sendo tão presente em nosso cotidiano essa prática é naturalizada em nossa sociedade, passando por vezes despercebida a quem sofre, a quem comete e a quem vê. O objetivo deste trabalho é possibilitar a conscientização sobre o tema abordado explicando os conceitos, dando exemplos reais e sugerindo o que fazer caso ocorra qualquer tipo de assédio contra a mulher. Através da análise de obras literárias articuladas com artigos, reportagens e publicações de redes sociais sobre o assunto montaremos uma apresentação oral com elementos textuais e visuais que permitirá uma problematização e reflexão sobre nosso objeto de estudo.

Referências bibliograficas:

LOVELACE, A. A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro. Tradução:Izabel Aleixo. São Paulo, SP: Editora Leya, 2017.

LOVELACE, A. A Bruxa Não Vai Para a Fogueira Neste Livro. Tradução:Izabel Aleixo. São Paulo, SP: Editora Leya, 2018.

ROSSETTI, C. Mulheres: Retratos de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Sextante, 2015.

Palavras chaves: assédio, abuso moral, abuso sexual, violência contra a mulher.

Obs.: Este resumo contém 196 palavras