Desafios e Caminhos para Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Elenara Milena de Cristo 1 ; Rodrigo Aparício Giordani 2 ; Pedro Henrique de Gois 3 ; Vívian Flores Costa 4
1Autora (Acadêmica Curso Sup. Administração/Bolsista de Extensão) - IFFar - Campus Frederico Westphal, e-mail: elenara.pinhal11@hotmail.com 2Acadêmico Curso Sup. Administração - IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: giordanirodrigo@hotmail.com 3Orientador - Docente - IFFar - Frederico Westphalen, e-mail: pedro.gois@iffarroupilha.edu.br 4Co-orientadora - Docente - IFFar - Frederico Westphalen, e-mail: vivian.costa@iffarroupilha.edu.br

Procurar uma vaga no mercado de trabalho é uma ação que envolve múltiplos elementos, combinando a busca por necessidade de renda e o interesse particular do candidato em relação a sua formação, conhecimento ou qualificação profissional (VILLELA; NASCIMENTO, 2003). Como afirmam Rocha-de-Oliveira e Piccinini (2012, p. 49) “aspectos da conjuntura econômica, da estrutura demográfica e ocupacional de cada região ou país, dos níveis de formação e de desenvolvimento tecnológico e industrial são a moldura do ingresso do jovem no mercado de trabalho” e devemos considerar que os jovens estão em desvantagem por não possuírem pouquíssima experiência (FRESNEDA, 2009). Segundo Villela e Nascimento (2003), vagas de estágios são tão concorridas quanto vagas de contratações efetivas, isso porquê para muitos jovens a prioridade é complementar a renda da família. Tais desafios motivaram a proposição do projeto de extensão ‘Inserção no mercado de trabalho: orientações para participação em processos seletivos’, que objetiva preparar estudantes de ensino médio para os desafios encontrados na inserção no mercado de trabalho. A equipe do projeto construiu uma apresentação expositiva com auxílio de materiais impressos para interação com os participantes das ações, tratando dos seguintes temas: oferta de vagas e qualificação profissional, preparação de currículo, realização de testes, participação em dinâmicas, participação de entrevistas e feedback em processos de seleção. O projeto pretende contribuir para formação dos jovens participantes diante das exigências cada vez maiores nas seleções de candidatos ás vagas disponíveis no mercado de trabalho (VILLELA; NASCIMENTO, 2003) e do número de vagas cada vez menor para um público emergente (LAURIS; SILVA, 2005). Ressaltamos, por fim, a importância da conscientização dos jovens sobre o quanto a preparação para as experiências futuras em processos seletivos é necessária, aliada a formação como extensionista da bolsista envolvida e a contribuição do Instituto Federal Farroupilha para com a comunidade.

Referências bibliograficas:

FRESNEDA, Betina. Transição da escola para o trabalho e estratificação social. Segurança Urbana e Juventude, v. 2, n.1/2, Araraquara, 2009, p. 1-18.

LAURIS, R. P.; SILVA, T. N. Percepção dos ex-estagiários a respeito do programa Copesul de desenvolvimento de talentos. In: ENCONTRO DA ANPAD, 29., 2005, Brasília: Anpad. Brasília, 2005.

VILLELA, L. E.; NASCIMENTO, L. M. F. do. Competências pós-industriais exigidas pelas empresas a estagiários e recém-formados: pesquisa de campo elaborada junto a sete unidades do Ciee. In: ENANPAD, 27., 2003, Atibaia: Anpad. Atibaia, 2003.

ROCHA-DE-OLIVEIRA, Sidinei. PICCININI, Valmiria C. Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de Administração no Brasil. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, v. 13, n. 2, São Paulo, 2012, p. 44-75.

Palavras chaves: currículo, inserção, mercado, seleção, trabalho

Obs.: Este resumo contém 298 palavras