Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
A Teoria dos Campos Conceituais é uma teoria psicológica, que teve origem a partir de estudos realizados por Gèrard Vergnaud. Sua proposta principal é contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, principalmente no que se refere à compreensão dos processos cognitivos dos aprendizes. Dessa maneira, a Teoria dos Campos Conceituais pode ser aliada ao ensino de Cálculo Diferencial e Integral, vistas as inúmeras dificuldades encontradas na aprendizagem dos conceitos desta disciplina. Assim, este trabalho busca apresentar, através de um estudo teórico, uma breve conceptualização da teoria, além de destacar alguns pontos que podem ser levados em consideração no Cálculo Diferencial e Integral. Vergnaud encontrou três elementos principais que influenciam diretamente na compreensão da aprendizagem. Representados pelo tripleto (S, I, R), os elementos são as situações, os invariantes operatórios e as representações, respectivamente. Identificar e propor estes elementos durante o ensino é o ponto chave para que o docente propicie uma aprendizagem significativa. O profissional docente deve fornecer aos aprendizes situações que elucidem a realidade dos mesmos, a fim de que eles sejam capazes de construir seus invariantes operatórios para a sua aprendizagem. As representações referem-se à linguagem utilizada, como a escrita, gráficos, tabelas, figuras, entre outros. Ao contextualizar a teoria ao Cálculo Diferencial e Integral, o que se pode destacar é que os invariantes operatórios são elementos de grande importância para a aprendizagem. Visto isso, é necessário que o docente proponha situações que elucidem de maneira correta e coerente os conceitos, para que os aprendizes consigam construir seus invariantes operatórios. Além disso, a utilização de linguagem clara e coerente é importante para o entendimento dos conceitos. De maneira geral, foram descritos os elementos principais da teoria dos Campos Conceituais e uma breve contextualização com o Cálculo Diferencial e Integral.
Referências bibliograficas:
LIMA, Melina Silva de. A teoria dos campos conceituais e o ensino de cálculo/Melina Silva de Lima, José Vicente Cardoso Santos. – 1. Ed. – Curitiba, Appris, 2015.