Modelos Atômicos Tridimensionais

E. E. E. F. Afonso Pena (Frederico Westphalen)

Ana Júlia Limberger Nedel 1 ; Eduarda Roani Baptista 2 ; Julia Favin 3 ; Luisa Raquel Lampert Bonzanini 4 ; Ieda Teresinha Barros Zanatta 5 ; Professora Marcia Marlize Guse Fão 6
1 e-mail: anajulianedel@gmail.com 2 e-mail: dudarb2003@gmail.com 3 e-mail: juliafavin56@gmail.com 4 e-mail: luisaraquelbonzanini@gmail.com 5 e-mail: iedabzanatta@yahoo.com.br 6 e-mail: marciaguse@hotmail.com

Desde a Grécia Antiga a constituição da matéria já despertava curiosidade no homem. Os filósofos gregos propuseram a ideia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que estas partículas eram indivisíveis, sendo denominadas de átomos. Com o passar do tempo, os estudos ficaram cada vez mais profundos. Vários modelos foram elaborados na busca de uma explicação concreta sobre a constituição da matéria. Trabalhar conceitos de átomos gera um grande desafio para o docente de Ciências, pois pode apresentar-se de forma decorativa ou desinteressante para os educandos. Para estimular a imaginação e interesse dos alunos foi proposto e desenvolvido com os alunos do 9° Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena, a construção de modelos didáticos tridimensionais que representem os modelos atômicos de John Dalton, Joseph Thomson, Ernest Rutherford e Niels Böhr. Dessa forma, foi possível concluir, que a confecção dos modelos tridimensionais motivou os alunos no desenvolvimento de bons trabalhos, contribuindo no processo cognitivo, sendo assim, determinantes para o aprendizado dos alunos.

Referências bibliograficas:

Companhias das Ciências, 9°ano/ João Usberco...(et al.) – 4° Ed. – São Paulo: Saraiva, 2015.

Pereira, Ana Maria. Projeto Apoema. Ciências 9° ano. 2. Ed. – São Paulo: Editora do Brasil, 2015.

Palavras chaves: átomos; aprendizagem; modelos atômicos; teoria/prática.

Obs.: Este resumo contém 170 palavras