Riscos para Doenças Cardiovasculares: Análise a Partir das Medidas de CC, RCQ e RCA

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Eduardo Cezar Haas Hahn 1 ; Eduardo Lorini 2 ; Gustavo Engster da Silveira 3 ; Renã Zalamena 4 ; Daiani Cristina Rech 5
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 32), e-mail: ecehahn@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 32), e-mail: eduardo_lorini@yahoo.com.br 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 32), e-mail: guengster@outlook.com 4Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 32), e-mail: zalamena756rena@gmail.com 5Professora Ms. Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen, e-mail: daiani.rech@iffarroupilha.edu.br

A obesidade caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal, resultante do consumo em grande quantidade de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal, bem como, uma vida com mais conforto, em que a inatividade física se faz muito presente. Entre os prejuízos causados pela obesidade, destaca-se o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade no mundo. Considerando-se a simplicidade e os custos dos diversos métodos existentes, os índices antropométricos como a circunferência da cintura (CC), a relação cintura-quadril (RCQ) e a relação cintura altura (RCA) têm sido utilizados como métodos capazes de estimar a quantidade de gordura corpórea, além de servir como indicadores de fatores de riscos cardiovasculares. Diante disso, o objetivo deste trabalho é aferir e classificar as medidas de CC, RCQ e RCA dos visitantes da VI Mostra Regional de Ciências IFFar/FW, relacionando-as como possíveis preditores de riscos cardiovasculares. De cada participante será medida a CC, utilizando-se para classificação os pontes de corte propostos pelo National Cholesterol Education Program (NCEP)¹, que aponta risco cardiovascular para valores ≥ 102 cm para homens e ≥ 88 cm para mulheres. A RCQ será calculada por meio da razão entre CC e circunferência do quadril (CQ) e classificada de acordo com os pontos de corte do WHO². Já, a RCA será encontrada a partir da razão entre CC e altura, sendo que valores ≥ 0,52 para homens e ≥ 0,53 para mulheres são considerados de risco³. Espera-se através deste trabalho, mostrar a população o quanto métodos simples como os utilizados podem prevenir o aparecimento de doenças, bem como, apontar soluções para as pessoas com indicadores de riscos significativamente elevados a saúde, conscientizando-as da importância que a prática de atividade física e adoção de uma alimentação saudável são de fundamental importância para tentar minimizar agravos à saúde.

Referências bibliograficas:

1. Third Report of the National Cholesterol Education Program (NCEP). Expert Panel on Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults (Adult Treatment Panel III) final report. Circulation, v. 106, p. 3143-3421, 2002.

2. World Health Organization (WHO). Obesity: preventing and managing the global epidemic. Geneva: WHO; 1998.

3. PITANGA F.J.G, LESSA I. Associação entre indicadores de obesidade e risco coronariano em adultos na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Rev. Bras. Epidemiol. v. 10, n. 2, p. 239-248, 2007.

Palavras chaves: doenças cardiovasculares, circunferência da cintura; relação cintura-quadril; relação cintura altura; obesidade

Obs.: Este resumo contém 299 palavras