E. E. E. M. 20 de Setembro (Caiçara)
O presente trabalho faz-se importante para discussão pelos jovens do Ensino Médio porque visa construir uma reflexão sobre as relações e inovações oriundas da sociedade da informação/digital que impactam as novas formas dos nativos digitais conduzirem a vida pessoal, educativa, profissional e social. Ademais, propõe também pensar a respeito das diferentes identidades, do tecno-estresse, da perda da privacidade, das situações polêmicas entre adultos e jovens sobre o assunto, dos múltiplos questionamentos acerca dos direitos autorais e das atuais configurações para o ensinar e aprender. Para isso, primeiramente, leu-se o livro “Nascidos na Era Digital - Entendendo a Primeira Geração de Nativos Digitais, de John Palfrey e Urs Gassser. Em seguida, definiu-se o tema para a pesquisa bibliográfica - como os jovens, família e os educadores podem agir para garantir o enfrentamento sadio dos desafios que a era digital tem apresentado? Prosseguindo, desencadeou-se uma série de tarefas associando a referida obra com textos de imagem, pesquisados no ambiente virtual, e o levantamento de situações conflitivas consoantes com o problema em evidencia. Todos os recursos permitiram construir um diálogo e a posterior reflexão sobre as consequências advindas das transformações tecnológicas, experenciadas intensamente pelos estudantes. À guisa da conclusão, reitera-se que nativos digitais, família e escola precisam agir de forma corresponsável, estimulando-se ao amplo conhecimento tecnológico e sob a luz do sentimento de empatia e da vivencia de outros valores que fazem a vida ser mais harmônica, humanizada e cada vez mais produtiva com o auxílio da tecnologia digital.
Referências bibliograficas:
BRASIL. MEC. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ENSINO MEDIO Português. (p.77-83). Disponível em: Acesso em 22 abr. 2018.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sári. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011.
SZKLARZ, Eduardo e GARATTONI, Bruno. Como não ser espionado. In: Revista Super Interessante. Jun 2018, p.27- 37.