Saberes Matemáticos e Fotonovela: Uma Perspectiva Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen

DANRLEI A. LIBERALESSO MANFIO 1 ; MARCELO BOTEZINI SPONCHIADO 2 ; VALQUIRIA RODRIGUES REIS TOMAIM 3
1 e-mail: valtomaim@yahoo.com.br 2 e-mail: valtomaim@yahoo.com.br 3Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, e-mail: valtomaim@yahoo.com.br

SABERES MATEMÁTICOS E FOTONOVELA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

DANRLEI LIBERALESSO MANFIO 1; MARCELO BOTEZINISPONCHIADO 2; MELANIA LIBERALESSO3; VALQUIRIA RODRIGUES REIS TOMAIM4

1 Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, CAFW-UFSM.

2 Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, CAFW-UFSM.

3 Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, CAFW-UFSM.

4 Professora Temporária do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, CAFW-UFSM.

O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen/RS, com as duas turmas do 3º. ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Teve como objetivo a construção de uma fotonovela a partir de conhecimentos matemáticos e técnicos agropecuários, a fim de proporcionar aos alunos uma forma diferente de abordar os conceitos trabalhados em sala de aula, mais especificamente os da geometria espacial. Os resultados mostram que a realização da fotonovela, tendo a realidade rural como cenário, nos permiti estabelecer uma articulação entre os conteúdos do Ensino Médio e Técnico por meio da interdisciplinaridade e da contextualização.

Referências bibliograficas:

CITELLI, A. O.C e COSTA, Maria Cristina Castilho. (Org. ). Educomunicação. Construindo uma nova área do conhecimento. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação - Contribuições para a reforma do Ensino Médio.1 ed. São Paulo: Paulinas, 2011.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica. Campinas, SP:Papirus, 2001.

FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Idéias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos.São Paulo: Global, 2002.

Palavras chaves: educação matemática; educomunicação; fotonovela; realidade rural.

Obs.: Este resumo contém 171 palavras