Colégio Agrícola de Frederico Westphalen
SABERES MATEMÁTICOS E FOTONOVELA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
DANRLEI LIBERALESSO MANFIO 1; MARCELO BOTEZINISPONCHIADO 2; MELANIA LIBERALESSO3; VALQUIRIA RODRIGUES REIS TOMAIM4
1 Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, CAFW-UFSM.
2 Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, CAFW-UFSM.
3 Aluno do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, CAFW-UFSM.
4 Professora Temporária do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, CAFW-UFSM.
O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen/RS, com as duas turmas do 3º. ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Teve como objetivo a construção de uma fotonovela a partir de conhecimentos matemáticos e técnicos agropecuários, a fim de proporcionar aos alunos uma forma diferente de abordar os conceitos trabalhados em sala de aula, mais especificamente os da geometria espacial. Os resultados mostram que a realização da fotonovela, tendo a realidade rural como cenário, nos permiti estabelecer uma articulação entre os conteúdos do Ensino Médio e Técnico por meio da interdisciplinaridade e da contextualização.
Referências bibliograficas:
CITELLI, A. O.C e COSTA, Maria Cristina Castilho. (Org. ). Educomunicação. Construindo uma nova área do conhecimento. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação - Contribuições para a reforma do Ensino Médio.1 ed. São Paulo: Paulinas, 2011.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica. Campinas, SP:Papirus, 2001.
FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Idéias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos.São Paulo: Global, 2002.