E. E. E. B. Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen)
O presente projeto tem como objetivo reforçar o conceito lowsumerism, idealizado pelo grupo Box 1824, que pauta a relação que o indivíduo moderno estabeleceu com os bens materias a partir da Revolução Industrial que ressignificou a ideia de consumir para que a grande demanda produzida pela mesma fosse suprida e o lucro fosse cada vez mais abundante, com isso após nos anos seguintes até os dias atuais criou-se a indústria do crédito, o marketing de propaganda, a idealização da vida americana como modelo, e a produção de bens materias para consumo individualista que intensificou a ideia produzida pela Era Industrial e disseminou a ideologia –compre e seja feliz- distorcendo assim os valores humanos e transformando aquilo que era consumo em consumismo, pois agora o homem começa a compra não só por carecer de algo mas sim para possuir a imagem de sucesso, o famigerado status. Dessa forma, o desenvolvimento do projeto será de forma bibliográfica e documental através de pesquisas em sites, vídeos e livros, assim mostraremos dados que apresentam os malefícios que esse comportamento vêm provocando no meio ambiente e nas vidas dos seres vivos, tantos racionais como irracionais. Por fim, explicaremos o que é lowsumerism, um movimento que consiste em um estilo de vida de baixo consumo, no qual as pessoas consumiriam menos, procurariam alternativas mais sustentáveis e refletiriam antes de comprar algo novo, despertando assim na essência do indivíduo uma ecoética, conceito esse criado na década de 60. Daremos assim, alternativas de como efetivar esse consumo de forma mais consciente e sustentável para todos, visto que não somos só nós que necessitamos da Terra saudável para continuarmos aqui.
Referências bibliograficas:
http://pontoeletronico.me/2015/lowsumerism-entenda/
http://www.consumenos.com.br/2016/03/06/entenda-o-que-e-lowsumerism/
https://www.rainforest-alliance.org/
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda etal. Ecoética: Sociologia e movimento. Editora moderna, São Paulo, 2016.