IFFar - Campus Frederico Westphalen
Sabe-se que a comunicação em inglês é essencial no mercado de trabalho atual. No mundo globalizado, é preciso estar conectado e pronto para compreender informações vindas de diversas partes do mundo. Dados da revista Babbel apontam que existem 360 milhões de falantes nativos e aproximadamente 500 milhões de pessoas que falam o idioma como 2ª língua, demonstrando a real necessidade de aprendizagem da língua. No entanto, muitas vezes, desconhecêssemos nosso nível de proficiência na língua. Logo, seria relevante que, primeiramente conhecêssemos o nosso nível linguístico para assim buscarmos o aperfeiçoamento das habilidades de fala, leitura, escrita e audição em inglês, pois conforme resultado da pesquisa realizada pelo EF Education First, grupo educacional, o Brasil ficou em 41º lugar no ranking de proficiência em gramática, vocabulário, leitura e compreensão. Nesse sentido, enquanto alunos do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, elaboramos um site chamado FOXISH que verifica o nível de conhecimento em inglês do usuário. As questões de nivelamento foram baseadas em testes de nivelamento já existentes no mercado linguístico e elaboradas juntamente com profissionais da área de inglês. Para a elaboração do site utilizamos as linguagens de programação JavaScript e Php, assim como a linguagem de marcação CSS. Além de promover a interação do usuário com os textos escritos, o site também apresenta a simulação de uma conversa casual em inglês com o usuário, possibilitando não só o conhecimento do nível linguístico, mas também a interação falada com o usuário.
Referências bibliograficas:
JAMES LANE. Os dez idiomas mais falados do mundo. Disponível em: ˂ https://pt.babbel.com/pt/magazine/os-10-idiomas-mais-falados-no-mundo/ ˃ Acesso em: 22 de agosto de 2018.
Brasil é 41º colocado em ranking de conhecimento de inglês: nível é baixo. Disponível em: ˂ https://educacao.uol.com.br/noticias/2015/11/04/brasil-e-41-colocado-em-ranking-de-conhecimento-de-ingles-nivel-e-baixo.htm ˃Acesso em: 22 de agosto de 2018.