Meditação na Rotina Escolar do IFFar - Campus Frederico Westphalen

IFFar - Campus Frederico Westphalen

João Antonio Silva Fabrizio 1 ; Vinícius Luiz Lubachevski 2 ; Adriano Alves Jorge 3 ; Katia Zardo 4
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 32), e-mail: joaoantoniofabrizio159@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 32), e-mail: viniciusluiz883@gmail.com 3Professor IFFar, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 4Professora IFFar, e-mail: katia.zardo@iffarroupilha.edu.br

Vivemos em um contexto social cada vez mais perturbado. O número de jovens com distúrbios relacionados à concentração e aprendizagem está cada vez maior, bem como o alto índice de casos de ansiedade, depressão e doenças psicossomáticas. O presente trabalho tem por objetivo proporcionar semanalmente técnicas de meditação, como a respiração e a concentração e verificar os benefícios da meditação em cada participante, proporcionando o bem estar psíquico-emocional dos dicentes e minimizar o stress, a ansiedade e sentimentos como angustia e tristeza. A adolescência, segundo pesquisas e estudos realizados dentro e fora do Brasil, tem se caracterizado como uma das fases da vida em que a depressão, o uso de drogas licitas e ilícitas, bem como o número de suicídios têm aumentado alarmantemente (LENAD, 2014). Nesse sentido, comprometidos não apenas com a parte cognitiva, mas também e principalmente com o aluno enquanto ser integral (corpo e mente), buscamos realizar a meditação dentro do espaço escolar, em horário extra classe, a fim de prevenir e/ou minimizar sentimentos de angústia, tristeza e desequilíbrios psíquicos.

Esperamos possibilitarmos aos alunos e alunas um bem estar físico e psíquico não apenas dentro da Instituição como também em todo ambiente social. Consideramos bem estar, a redução e ou erradicação da ansiedade, além disso, buscamos aumentar o nível de concentração e foco nas atividades cognitivas por eles presenciadas e realizadas.

Referências bibliograficas:

SANTOS, Jair de Oliveira. Meditação: fundamentos científicos. Faculdade Castro Alves, curso de psicologia Salvador – BA. 2010. Disponível em:. Acesso em 06 de Junho de 2018.

TEIXEIRA, Mariana Lopez. Neurociência da Meditação: o que é e como pode mudar minha vida? Disponível em: https://www.sendadobem.com.br/eventos-do-bem/neurociencia-da-meditacao-o-que-e-e-como-pode-mudar-minha-vida/. Acessado em: 11/06/2018.

DENARDO, Alexandre Guerra Bacciotti. Análise da Prática de Meditação em Duas Escolas do Município de Rio Claro – SP. Trabalho de conclusão de Curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. 81 f. UNESP, Campus Rio Claro, SP, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/118865. Acessado em: 15/06/2018.

GOLEMAN, Daniel. A arte da meditação: um guia para a meditação. 4a Edição. Editora Sextante. Rio de Janeiro, RJ. 1999. Disponível em: http://www.profdoni.pro.br/home/images/sampledata/2015/livros/a_arte_da_meditacao.pdf. Acessado em: 15/06/2018.

PIMENTEL, J. II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas mostra o consumo de álcool crescente e desigual pela população brasileira [Internet]. Rio de Janeiro: Portal DSS Brasil; 2013 Jun 13. Disponível em: http://dssbr.org/site/2013/06/ii-levantamento-nacional-de-alcool-e-drogas-mostra-o-consumo-de-alcool-crescente-e-desigual-pela-populacao-brasileira/

Palavras chaves: Ansiedade, aprendizado, concentração, meditação, respiração

Obs.: Este resumo contém 224 palavras