Rendimento da Extração do Óleo Essencial na Cultura da Lavanda

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Andriéli Borsato 1 ; Kathielly Loronha Tavares 2 ; Saimon Borsato 3 ; Wolmar Trevisol 4
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 21), e-mail: andriborsato@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 21), e-mail: tavareskathielly@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 13), e-mail: saimonborsato@gmail.com 4Professor do IFFar - FW, e-mail: wolmar.trevisol@iffarroupilha.edu.br

Lavandula dentata, conhecida como lavanda-francesa ou alfazema. Assim como as demais espécies de lavanda, também é nativa da região do Mediterrâneo, especificamente do leste e sul da Espanha, como também da Península Árabe e das ilhas do Atlântico (MASETTO, 2009). Plantas de Lavandula spp, apresentam óleos essenciais constituídos por terpenos, acetatos, alcoóis, ésteres, aldeídos, entre outros componentes. Lavandula dentata apresenta óleo essencial composto por cerca de 68,6% de monoterpenos oxigenados (cineol, cânfora, fenchona, fenchol e linalol), 2,7% de monoterpenos hidrocarbonados (α-pineno, βpineno e limoneno), 2,6% de sesquiterpenos oxigenados e 2,6% de sesquiterpenos hidrocarbonados (MASETTO, 2009). O método utilizado é o da destilação simples em banho maria, por arraste de vapor, com coluna Soxhlet. O projeto justifica-se pela importância de conhecermos o método de extração e determinação do óleo de lavanda e divulgar a importância da cultura, como fonte de renda para agricultura familiar. Objetivo: I) Avaliar o rendimento da extração de óleo essencial da biomassa da lavanda. II) Mostrar a importância dessa cultura como fonte de renda. Metodologia: I) Coleta da biomassa em 1 m²; II) pesagem da matéria-prima, a qual apresentou uma biomassa de 3,5 Kg; III) lavagem em água corrente; IV) picar as flores, folhas e ramos novos com aproximadamente 2 cm de tamanho; V) colocar 2/3 de planta, relacionada ao volume do destilador; VI) periodicamente verificar a temperatura, devendo esta permanecer entre 75 – 80°C; VII) retirada do óleo através da decantação; destilação simples em banho maria por arraste de vapor, com coluna Soxhlet; VIII) quantificar o volume de óleo obtido. Resultado: Para 3,5 kg de biomassa obteve-se aproximadamente 2 mL.

Referências bibliograficas:

MASETTO, M. A. M. Ácido giberélico e extrato de alga marinha na produtividade e composição do óleo essencial de Lavanda (Lavandula dentata L.). 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia/Área de produção Vegetal) – Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo do Setor de Ciências Agrárias, Universidade federal do Paraná, Curitiba, 2009.

Palavras chaves: Lavandula dentata; Extração; Essência; Rendimento.

Obs.: Este resumo contém 269 palavras