IFFar - Campus Frederico Westphalen
O presente projeto de pesquisa visa à construção de um soldador elétrico artesanal de baixo custo, com a utilização de materiais recicláveis retirados de eletrodomésticos danificados. Desta forma, seria possível obter um aparelho de larga utilização na área agrícola, o qual se destina a ligação entre peças de metais usadas na fabricação de máquinas agrícolas, estruturas e instalações, ferramentas manuais, grades de contenção, entre outras.
A máquina de solda elétrica tem como princípio de funcionamento, a alteração da reação entre corrente elétrica e tensão, por meio do uso de um transformador de baixa tensão. Ao fechar o circuito através do contato entre o eletrodo e o metal a ser soldado, surge um arco elétrico pelo efeito Joule da corrente elétrica, derretendo os metais em contato e provocando a sua união ou a deposição de um sobre o outro.
Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo chamar a atenção para a importância dos processos de soldagem de metais, nas mais diferentes atividades desenvolvidas em uma propriedade rural, e nesse contexto, apresentando a possibilidade da obtenção de um soldador elétrico de baixo curto, e de fabricação bastante simples, mas de extrema utilidade na realização de pequenas tarefas ou reparos dentro de uma propriedade.
Referências bibliograficas:
KAZUHITO, Yamamoto. FUKE,Luiz Felipe. Física Para o Ensino Médio - Eletrecidade, Física Moderna. vol.3, 2ª Ed. Saraiva, São Paulo, 2016.
Portal Eletricista - Como funciona uma maquina de solda elétrica. Disponível em: www.portaleletricista.com.br/maquina, Acesso em: 22/08/2018.
SHACKELFORD, James F. Ciência dos Materiais - 6ª Ed. Pearson, São Paulo, 2008.