Aplicações Mobile Híbridas

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Cisser André Appel 1 ; Jardel Albarello 2 ; Nairana Pavinato 3 ; Bruno Batista Boniati 4
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 34), e-mail: cisserxd@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 24), e-mail: albarellojardel@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 34), e-mail: nairana1977@hotmail.com 4Prof. de Informática (IFFar), e-mail: bruno.boniati@iffarroupilha.edu.br

O mercado de aplicativos para smartphones está bastante aquecido. Pesquisas apontam que em 2021 este mercado deverá movimentar 139 bilhões de dólares. Observa-se que um grande número de empresas e produtos, que antes trabalhavam com a construção de softwares para desktops e web estão migrando rapidamente para a plataforma mobile. Atualmente existem basicamente três tipos de aplicações para este tipo de plataforma: nativas, web e híbridas. Aplicações nativas são normalmente mais rápidas e são desenvolvidas em linguagens específicas de acordo com cada plataforma (ex. Java – Android, Swift – IOS, C# - Windows Phone). Aplicações web são na verdade sites web responsivos que, ao serem acessados por um dispositivo móvel, se adaptam às interfaces normalmente menores. Este tipo de aplicação normalmente exige acesso à internet para funcionar e não disponibiliza acesso à recursos do hardware do equipamento (ex. câmera e GPS). As aplicações híbridas por sua vez são desenvolvidas com tecnologias web (HTML, CSS e JavaScript) e passam por um processo e compilação no qual são “empacotadas” para serem disponibilizadas aos dispositivos móveis (da mesma forma como as aplicações nativas). Aplicações híbridas oferecem acesso ao hardware e não necessitam de internet para funcionar. Para ilustrar o potencial das aplicações híbridas serão apresentados dois trabalhos de conclusão de curso que estão utilizando o framework para aplicações híbridas “Apache Cordova”. O uso de tecnologias web diminui a curva de aprendizagem e agiliza o desenvolvimento das aplicações móveis. Do ponto de vista do usuário, não se percebe grandes diferenças em se tratando de interface gráfica e usabilidade. Durante a apresentação do trabalho pretende-se demonstrar os passos necessários para construção de uma aplicação híbrida, bem como seu funcionamento em smartphones com Android.

Referências bibliograficas:

CanalTech (2017), Mercado de aplicativos para celular deve movimentar US$ 139 bi em 2021. Disponível em

https://canaltech.com.br/apps/mercado-de-aplicativos-para-celular-deve-movimentar-us-139-bi-em-2021-91938/, acesso em Agosto/2018.

Apache Cordova (2018), Disponível em https://cordova.apache.org/, acesso em Agosto/2018.

Palavras chaves: App Android Web Cordova

Obs.: Este resumo contém 279 palavras