IFFar - Campus Frederico Westphalen
Nos dias atuais os jogos estão cada vez mais presentes em nossa vida, sejam eles para desktop ou mobile. Entretanto, são frequentemente vistos como vilões, dado que são mais utilizados como fonte de entretenimento. Porém, estudos já comprovaram que o emprego de jogos na educação produzem um aumento da capacidade cognitiva e da capacidade de trabalhar em grupo em razão de que muitas vezes esses jogos necessitam de estratégias que só funcionam se todos trabalharem em grupo. Pensando nisso decidimos criar um jogo de adivinhação derivado do jogo da forca, o qual poderá ser utilizado por professores para a fixação de termos aprendidos em aula. O jogo contará com uma interface de entrada onde o usuário poderá escolher se quer jogar alguma das categorias já existentes ou se deseja criar uma nova, possibilitando assim que professores criem o jogo de acordo com a suas necessidades. O jogo será desenvolvido utilizando-se linguagem de programação PHP e tecnologias web (HTML, CSS e JavaScript) e será hospedado em um servidor web com acesso público. Com a realização deste trabalho, espera-se que o mesmo atenda as necessidades de professores que desejam utilizar novas metodologias de aprendizado, já que o mesmo se trata de uma ferramenta didática multidisciplinar, pois poderá ser utilizada por educadores de diferentes áreas do conhecimento para o auxílio da fixação de termos aprendidos em aula pelos alunos.
Referências bibliograficas:
BLANCO, Beatriz. Como os games podem ajudar no aprendizado? Intel iQ (2016). Disponível em https://iq.intel.com.br/como-os-games-podem-ajudar-no-aprendizado-2/ , acesso em Ago/2018.