Desenvolvimento de Jogos com Godot

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Ana Maria Cavasin 1 ; Damiana Fátima Abreu Rosa 2 ; Vitor Poltronieri da Silva 3 ; Igor Yepes 4
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 24), e-mail: anamaria.cavasin@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 24), e-mail: djdamyabreu@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 34), e-mail: vitorpoltronieri.irai@gmail.com 4Professor IFFar/FW, e-mail: igor.yepes@iffarroupilha.edu.br

Os jogos computacionais estão no cotidiano das pessoas há bastante tempo, com seu surgimento na década de 50. Inicialmente, tiveram o propósito exclusivo de entretenimento, e, por estarem em constante evolução, graças ao advento de equipamentos com cada vez melhor capacidade de processamento, estão sendo cada vez mais explorados para fins educacionais. Atualmente a criação de jogos está se difundindo entre pequenos desenvolvedores, deixando de ser exclusividade de grandes empresas. Hoje em dia, é possível desenvolver um jogo individualmente ou em pequenas equipes e comercializá-lo utilizando recursos da Internet. Por esse motivo, este trabalho focou no desenvolvimento de um jogo, com qualidade de jogos desenvolvidos comercialmente. Este projeto busca incentivar desenvolvedores que desejem produzir games utilizando a engine para desenvolvimento de jogos Godot. No final, busca-se difundir a área de game development, buscando despertar o interesse de novos programadores por essa área, que apresenta um grande crescimento em termos de rentabilidade e perspectivas profissionais. Para o desenvolvimento, utilizou-se a engine Godot que usa o Python como linguagem de programação, além de lançar mão de um sistema parental de criação de objetos, com uma arquitetura simples e intuitiva. Como resultado, foi desenvolvido um jogo de plataforma, com visual retrô, remetendo aos jogos dos anos 90, com boa jogabilidade e que consegue atrair o interesse do usuário. A engine Godot facilitou bastante o processo de desenvolvimento, no que se refere à física do jogo, construção de cenários, fases e interface do usuário, ficando à cargo do desenvolvedor a programação dos movimentos, interações e conexões entre entidades. Após o processo de desenvolvimento, foi possível concluir que o produto final atingiu o grau de qualidade esperado, servindo para ressaltar a importância da utilização de uma engine no processo de criação de um jogo digital, tornando possível demonstrar os recursos disponibilizados por essa ferramenta.

Referências bibliograficas:

GODOT. Godot Engine. Disponível em: https://godotengine.org. Acesso em: 20/08/2018.

DOUGLAS, A. S. História: Primeiros jogos digitais. Disponível em: http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h-jo.htm. Acesso em: 21/08/2018. UFPA, 2015.

Palavras chaves: Desenvolvimento de jogos; Godot; Python; Programação; Motor de jogos

Obs.: Este resumo contém 299 palavras