I. E. E. Madre Tereza (Seberi)
Este trabalho teve como objetivo a compreensão dos órgãos e das funções do sistema respiratório, na percepção que o desenvolvimento de novas estratégias viesse a contribuir na aprendizagem dos educandos. A pesquisa apresenta os resultados dos trabalhos desenvolvidos por um grupo de estudantes do oitavo ano do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, na cidade de Seberi RS, que realizaram as maquetes e também elaboraram um vídeo explicativo sobre o sistema respiratório, tornando a aprendizagem mais significativa e as aulas mais produtivas e dinâmicas, facilitando a problematização em estudo. Evidencia-se também a necessidade dos alunos diante do uso das tecnologias da informação e comunicação, para que eles se acostumem e se preparem, com capacidade de assumir o papel de construtores de conhecimento. O assunto abordado é como a respiração pulmonar é realizada, quais os órgãos fazem parte dela e a função de cada um deles, sendo ilustrados através de uma maquete demonstrativa, além de relatar a experiência gravando o vídeo.Conclui-se que, o uso da tecnologia por si só, não representa mudança no ensino, mas sim que está sendo usada como uma ferramenta auxiliar, para que haja uma melhoria na aprendizagem e mais interesse da parte dos educandos.
Referências bibliograficas:
CAMPOS, M.C.C.; NIGRO, R.G. Didática de ciências. São Paulo: FTD,1999. (conteúdo e metodologia).
DELIZOICOV, D. et at. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2003.
GASPAR, A. Experiências de ciências. São Paulo: Ática, 1999.
GOWDAK, D.; MARTINS, E. Ciências novo pensar: São Paulo, FTD, 2015.
Disponivel em:
https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/924 . Acesso em: 22 ago. 2018.