E. M. E. F. Dr. Vicente Dutra (Iraí)
Tendo em vista a constante preocupação com os problemas ambientais decorrentes da utilização de recursos não renováveis (combustíveis fósseis) para a geração de energia, elemento indispensável à indústria e ao cotidiano da população, torna-se de fundamental importância à busca e o aprimoramento de novas fontes de energia, preferencialmente, fontes “limpas”, que, além de econômicas, uma vez que podem ser utilizados recursos abundantes (sol, vento, biomassa, etc.), contribuem substancialmente para a redução dos efeitos do aquecimento global. Nesse contexto, a energia eólica é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, infinita, limpa e altamente rentável. A Energia Eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em energia cinética e a partir dela em eletricidade com o uso de equipamentos específicos. A energia elétrica produzida pelos aerogeradores é injetada na rede elétrica do parque eólico e posteriormente na rede elétrica global. É importante ressaltar que a utilização de energia eólica na geração de eletricidade depende principalmente da velocidade do vento. Um sistema eólico tem seu rendimento máximo em uma determinada velocidade do vento e pequenas alterações nessa velocidade podem gerar grandes mudanças no desempenho econômico de um parque eólico. Por isso, informações detalhadas sobre a velocidade e direção do vento são fundamentais para a instalação de um sistema eólico. A partir dessas informações é possível determinar o tipo de aerogerador que será utilizado e o melhor local para sua instalação. Sendo assim, concluímos que o Brasil, possuidor de um vasto litoral, onde a ocorrência de ventos é constante, apresenta um grande potencial para a geração de energia eólica, substituindo gradativamente a utilização de fontes não renováveis por fontes limpas e abundantes.
Referências bibliograficas:
1. FURQUIN JR.,Laércio. Geografia cidadã. São Paulo: AJS, 1ª edição 2015;
2. Projeto Araribá:Geografia. São Paulo: Moderna; 2016, 2ª edição;
3. GOOGLE.