Demonstração Da Energia Da Batata: Batatateria

E. M. E. F. Profª. Drª Ada Maria Hemielewski (Seberi)

Brenda Leonarda Barbieri 1 ; Grazielle da Costa Dornelles 2 ; Kauani Luiza de Camargo 3 ; Lucas Loceval da Costa de Vargas 4 ; Clarisse de Fátima Guerra Liberalesso 5
1 e-mail: clarisseliberalesso@gmail.com 2 e-mail: clarisseliberalesso@gmail.com 3 e-mail: clarisseliberalesso@gmail.com 4 e-mail: clarisseliberalesso@gmail.com 5 e-mail: clarisseliberalesso@gmail.com

Estamos tão acostumados a utilizarmos pilhas como fonte de energia para o funcionamento de nossos equipamentos eletrônicos, mas dificilmente paramos para nos perguntar o que são essas fantásticas fontes de energia que facilitam e deixam mais prazerosos nossos dias, seja no ônibus, no carro, em casa e na escola. No entanto, a primeira vista fica difícil pensarmos que essas intrínsecas fontes de energia ilustram claramente conteúdos de física que podem ser evidenciados na interação entre potencial elétrico e corrente elétrica, que inter-relacionam assim as áreas da física e da química ( Vargas,Melo e Marcham). Nesse contexto o ambiente escolar é um local importante para fazer essas relações. O trabalho foi realizado nas aulas de Ciências e contou com a construção da “bateria de batata” (Solanum tuberosum L.) que é a olerícola de maior importância comercial para o Brasil pelo seu alto potencial de rendimento e pelas suas propriedades nutricionais, sendo essencial para países populosos por conter elevado teor de vitamina C, proteínas, carboidratos e potássio e, em nível mundial, é o quarto alimento mais consumido. A quantidade de energia em uma batata, possui uma variação de 1 a 1,4 volts, onde pode-se ascender uma lâmpada por 40 dias. Também foi utilizado um ânodo (zinco) e um Cátodo (cobre), que com a acidez da batata reage quimicamente com o zinco e cobre liberando elétrons, que fluem de um material para o outro. É nesse processo que a energia é liberada. A prática deste trabalho além de difundir o conhecimento científico se trata de um experimento que não pode ficar apenas no laboratório de uma escola, mas sim ser levado pelos alunos para suas casas e mostrar que existem outras formas de gerar energia, a partir de materiais simples.

Referências bibliograficas:

MARCHAN, Geisiele, Daiana Vargas e Fernanda Melo, Construindo uma bateria elétrica de batatas: Batateria . Disponível em:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fef&cod=_construindoumabateriacombatatasbatateria

Palavras chaves: Energia. Bateria. Conceitos. Batata. Difusão do conhecimento

Obs.: Este resumo contém 289 palavras