Diálogos com a Literatura

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Lucieli de Lima Lopes 1 ; Mariana Sanderson Soardi 2 ; Luciane Figueiredo Pokulat 3
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 34), e-mail: lucieli.fw@hotmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 34), e-mail: mariana.soardi@outlook.com 3Professora, e-mail: luciane.pokulat@iffarroupilha.edu.br

O presente trabalho consiste na apresentação de um projeto de ensino organizado para os estudantes dos cursos integrados do IFFar – campus FW. O projeto, intitulado “Diálogos com a Literatura”, surge a partir da apresentação da Pesquisa Retratos de Leitura no Brasil coordenada por Zoara Failla, cujos dados apontam que 56% da população brasileira com 5 anos ou mais é considerada leitora e que a leitura de outros materiais, como jornais, é mais frequente do que a leitura de livros propriamente dito. Levando em conta esses dados e a proposta de Rildo Cosson (2014), para quem criar comunidades de leitores pode ser uma possibilidade de fazer circular a leitura do texto literário no meio estudantil, objetivou-se criar tempos/espaços contínuos a fim de proporcionar o contato dos alunos com o texto literário. Para isso se propõe que ocorram, ao longo do ano letivo, atividades tais como rodas de leitura, comunidades de leitores, saraus literários, encontros literários, conversas com escritores, diálogos cinema/literatura/teatro, sendo que cada uma dessas atividades possui objetivos específicos e envolve diferentes turmas e diferentes docentes da área de Códigos e Linguagens. A proposta também consiste em acolher acadêmicos e servidores de outras instituições para palestras, cursos e/ou oficinas literárias. Pretende-se, pela proposição dessas atividades, que estudantes de diferentes séries compartilhem textos literários de diferentes gêneros e temáticas. O resultado esperado é o aperfeiçoamento do letramento literário dos estudantes já leitores, apresentando-os a textos literários cada vez mais complexos, e a possibilidade de iniciação à leitura aqueles estudantes não leitores.

Referências bibliograficas:

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

Palavras chaves: Projeto de Ensino; Ensino Médio; Leitura; Literatura.

Obs.: Este resumo contém 250 palavras